Capa

Financiamento da casa própria: Encontrando a melhor opção

Por Daniel Costa
11/08/2017 14:29

No artigo da semana passada falamos de como o Banco Central vem derrubando os juros da taxa básica da economia que por sua vez derruba outras taxas como as de financiamento imobiliário e com isso abrindo uma janela de oportunidade para quem deseja comprar um imóvel financiado.

Mas você sabe qual a melhor opção para você? Saber exatamente o tipo de imóvel que deseja e escolher a casa ou apartamento mais adequado às suas necessidades faz toda diferença. Afinal, certificar-se que está fazendo o melhor negócio para você e para sua família é a garantia de não ter arrependimentos no futuro. Para encontrar a melhor opção de imóvel, é importante, em primeiro lugar, definir o que você procura: um apartamento, uma casa nova em folha, usada ou até mesmo na planta. Veja as características de cada um deles:

 

Imóvel novo

Optar por um imóvel novo costuma se revelar um investimento mais seguro, sob medida para quem não quer se preocupar se a casa ou apartamento tem problemas como infiltrações, encanamento antigo e etc, mas tendo seu custo um pouco mais elevado.

O imóvel novo requer que seu comprador fique atento a detalhes como localização — há farmácias e supermercados nas redondezas? Como é a rede de transportes? A vizinhança é amigável? Esse aspecto é importante porque mesmo que, no momento, você não tenha intenção de venda, no futuro isso pode acontecer, então, a valorização do bem que está comprando é essencial.

Se optar pelo imóvel novo, antes de fazer a compra, analise o memorial descritivo e confira se as marcas dos materiais e os itens citados em sua construção correspondem ao que consta no papel. Não deixe nada de fora: dos azulejos e tubulações, passando por elevadores e piso. Pesquise ainda sobre a empresa que está vendendo o imóvel, assegurando-se de que não há reclamações de outros compradores e seu status no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

 

Imóvel usado

Sendo a opção mais barata, o imóvel usado pode ser mais adequado ao orçamento familiar, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados. Fique atento às condições da casa ou apartamento, fazendo uma inspeção completa antes de fechar negócio. Para isso, agende uma visita ao imóvel e anote todos os possíveis problemas que ele tem, como mofo, rachaduras, infiltrações, portas e janelas quebradas e etc. Faça a visita durante o dia, acompanhado do proprietário ou corretor. Dependendo da situação do imóvel, é possível até mesmo negociar um desconto no valor final caso muitas melhorias e reparos tenham que ser feitas. Não deixe de pedir a matrícula do apartamento ou casa no Cartório de Registro de Imóveis e confira todas as modificações que foram feitas no espaço, como metragem e obras.

 

Imóvel na planta

Essa opção atrai muitos compradores por conjugar materiais e acabamentos novos com um preço mais acessível. Comprar o imóvel na planta pode ser uma boa ideia para quem não tem pressa para se mudar e preza por materiais novos e/ou construções mais modernas.

Evite problemas checando informações como aprovação do projeto pela prefeitura local, documentos e pagamento do IPTU. Recomenda-se também analisar se os materiais que estão sendo usados na construção são de qualidade e guardar todos os anúncios e folhetos do empreendimento, para que quando o imóvel estiver pronto, você possa se certificar que a construtora entregou o que foi prometido.

E então já sabe qual melhor escolha para você e sua família? Qualquer tenha qualquer dúvida lembre-se, a Imobiliária Rossi possui uma equipe especializada e experiente para lhe orientar a encontrar a opção ideal para sua necessidade.

Na próxima semana falaremos um pouco sobre os tipos de financiamentos imobiliários disponíveis no mercado. Até lá.

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Mercado Imobiliário 30/11/2017
Caixa abre negociação para quem está com as parcelas de financiamento em atraso
Casa 07/10/2017
Dicas para evitar acidentes com as crianças em casa
Mercado Imobiliário 11/08/2017
Financiamento da casa própria: Encontrando a melhor opção
Mais Recentes
Artigos Relacionados