Capa

DIY: Parede de Tijolinho de Gesso 3D

Está cansado (a) daquela parede lisa e sem graça? Então hoje, você aprenderá como fazer tijolos de gesso em revestimento 3D em casa.

Por Rossinho
24/11/2021 15:38

MATERIAS NECESSÁRIOS

 

  • Uma superfície plana para trabalhar (se tiver duas em tamanhos iguais também ajuda)
  • Molde de silicone para gesso 3D
  • Gesso em pó
  • Espátula platéia ou uma régua
  • Pote plástico para fazer a mistura
  • Água
  • Um recipiente, esponja úmida pra ajudar na limpeza
  • Colher

Existem vários tipos de moldes que você possa encontrar no (mercado livre), e infinitas possibilidades.

 

1. PREPARE O GESSO                                                                 

Para esse molde coloque aproximadamente 1 copo de água cheio na vasilha e vá colocando aos poucos o pó de gesso, aproximadamente 700 gramas. Não coloque o gesso tudo de uma vez na água, pois ele pode empelotar, o ideal é “polvilhar” o gesso.

 

2. AGUARDE A ÁGUA ABSORVER O GESSO E MISTURE

Quando o gesso começar a ficar sob a água, não afundando, é um sinal que a quantidade de gesso está quase boa. Quando você cobrir toda a água dê uma leve assentada e aguarde alguns minutinhos para o gesso penetrar na água e comece a misturar o gesso com a colher.

 

3. COLOQUE A MISTURA NO MOLDE

Com o gesso preparado, coloque imediatamente no molde preenchendo todo o desenho. Dê uma chacoalhada para assentar e completa as partes que faltaram. Pode parecer que está mole demais, mas quando você colocar na forma vai ver que quando ele dá ponto ele endurece rapidinho! Cuidado para não deixar a mistura muito “aguada”, se você colocar muita água e não colocar mais gesso pra compensar a peça vai demorar pra secar e quando teoricamente “secar” vai ficar frágil e úmida. OBS: se você tiver mais moldes dá pra acelerar o processo.

 

4. TIRE O EXCESSO

Tire o excesso de gesso do molde passando uma régua ou uma espátula, e vá limpando a superfície com uma esponja úmida, não precisa deixar perfeitamente limpa, pois depois da pra tirar o excesso com a mão, o ideal é deixar o fundo das peças bem planas para que não haja problemas na hora de aplicar na parede. É importante você fazer todo esse processo em uma área protegida ou que não tenha problemas de sujar, pois esse processo faz uma bela bagunça!

 

5. AGUARDE SECAR

Aguarde secar. A secagem leva em média 10/15 minutos, e se você tirar antes desse tempo pode ser que a placa quebre e você perca seu trabalho.

 

6. RETIRE A PEÇA DO MOLDE

Para retirar dê uma leve puxadinha no molde e com cuidado tire a peça. Outra opção é você fazer todo o processo em cima de uma superfície plana que você possa virar e quando você for desenformar colocar outra placa sobre o molde e virar.

 

7.  APLICAÇÃO DOS TIJOLOS DE GESSO

Com a estrutura já montada no formato escolhido, é a hora de aplicar os moldes na parede, o que pode ser feito com cola especifica para gesso ou argamassa.

 

Fonte: https://fiamapereira.com/diy-placa-de-gesso-3d-tijolinho/

Site: https://imobiliariarossi.com.br/

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados