Capa

Chuvas marcam primeiro bimestre olimpiense

Além de refrescar as ondas de calor, as chuvas geram alerta para período de epidemia de dengue na região.

Por Emilio Olmedo
16/02/2024 13:28

Proporcionando frescor nos dias de calor, a chuva chega para trazer alívio em dias ensolarados. No entanto, uma mudança perceptível é a rápida alteração do clima e da temperatura, transformando um dia quente em um céu nublado e cinzento, com quedas de temperatura logo ao entardecer.

Iniciando a segunda metade do mês, a previsão é de que o período chuvoso persista até o dia 29 de fevereiro, lembrando que 2024 é um ano bissexto. Durante esse período, espera-se chuvas intensas e um considerável volume de água pluvial acumulado.

Além do conforto, o extenso período de chuvas traz também preocupações, pois o número de casos de dengue está aumentando em toda a região. A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Saúde, reforça suas campanhas de combate à doença, que tem afetado muitas pessoas. Nos últimos dias, mais de 300 atendimentos foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde que operaram durante o plantão de carnaval. Atualmente, o município registra mais de 231 casos confirmados de dengue.

Os principais sintomas da dengue incluem febre, náuseas, dores no corpo, dores de cabeça e perda de apetite. Em caso de suspeita de dengue, é importante aumentar a ingestão de líquidos e procurar atendimento médico em uma das unidades de saúde mais próximas. Em situações de emergência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) oferece atendimento 24 horas.

PREVENÇÃO

O calendário de 2024 para o combate à dengue deve manter ações durante todo o mês. Somente em janeiro, foram registradas mais de 12.300 visitas e realizadas mais de 5.300 nebulizações de combate.

A gestão municipal continua seu trabalho de conscientização sobre os cuidados, sintomas e riscos da doença em todos os bairros da cidade, além de reforçar a prevenção com palestras em empresas e instituições do município.

Outras medidas de prevenção incluem o projeto de coleta de pneus e borrachas, bem como o projeto de coleta de galhos, que recolhe podas de árvores, vegetação e móveis para descarte. É importante lembrar que eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos devem ser levados ao ECOPONTO no Distrito Industrial para descarte adequado.

A Prefeitura disponibilizou o calendário de 2024 para o projeto de coleta de galhos em seu portal, acessível clicando no link Cronograma Coleta de Galhos 2024, e, ao final deste comunicado, está o cronograma para fevereiro deste ano.

A Imobiliária Rossi reitera seu compromisso com a cidade de Olímpia, apoiando a Prefeitura Municipal com materiais de conscientização e comunicados a todos os clientes e colaboradores da empresa.

(*Imagem: Prefeitura Municipal de Olímpia)

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados