Capa

6 dicas para escolher a iluminação correta para sua casa

Saiba como iluminar seus cômodos de acordo com seus objetivos

Por Andrei Mendonça Carraro
22/11/2017 10:46

Você sabia que o tipo de luz gerada por um ambiente influencia na forma como ele é percebido? Com a lâmpada certa e alguns truques simples você pode deixar o ambiente do seu jeito. Confira abaixo como deixar o ambiente da maneira que desejar.

1. Ambiente convidativo

Mantenha as áreas externas bem iluminadas. Isso dirige os visitantes à entrada e faz com que se sintam bem-vindos.
Nas áreas internas, distribua a luz. Para dar um efeito ainda mais relaxante, ilumine as paredes e o teto para eliminar sombras.

2. Ambiente acolhedor

Utilizando luz ambiente, destaque os sofás na sala de estar e concentre os fachos de luz em uma área central. Isto atrai os olhares para a área que deseja destacar.

3. Ambiente criativo

Distribua a iluminação para satisfazer as necessidades de cada atividade. A luz para escrever, ler ou outros passatempos deve incidir de cima, diretamente sobre a atividade. Uma excelente opção são as luminárias pendentes e flexíveis de altura variável. Luzes brancas e brilhantes são energéticas e devem ser usadas para a realização de tarefas que requerem maior atenção. As lâmpadas de cores cálidas, como o amarelo, laranja e vermelho, estimulam a concentração e a criatividade e aliviam o cansaço.

4. Ambiente sereno

Uma decoração completamente branca amplia os espaços e cria um sentimento de serenidade. A iluminação suave tem um efeito relaxante. Luz direcional com cores frias, como o verde, índigo e azul, oferecem um efeito calmante que combate o estresse.

5. Ambiente motivado

Use iluminação ambiente brilhante junto com luzes focadas nas áreas utilizadas para a realização de tarefas, principalmente sobre as bancadas da cozinha. Dispositivos com várias lâmpadas fazem o ambiente mais brilhante e revelam detalhes da decoração que antes não eram percebidos.

E aí, gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos!

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados