Capa

10 dicas pra se livrar da acumulação

neste post vamos explicar que você pode estar fazendo errado quando quer deixar a casa em ordem

Por Daniel Costa
09/01/2018 15:04

1. Arrumar x Organizar
É hora de pôr a mão na massa, e para atingir o resultado esperado é preciso estabelecer metas. Organizar não é somente dar uma
“ajeitadinha”. É preciso racionalidade e metodologia! Definir a usabilidade de cada coisa e onde – e como – elas devem ser armazenadas pode facilitar o uso.

2. Funcionalidade
Você realmente precisa ter todos os equipamentos eletrônicos lançados ultimamente? Avalie bem antes de comprar um novo item tecnológico. O seu forno e fogão podem cumprir muito bem o papel de máquinas gastronômicas, sem ocupar tanto espaço no armário.
O mesmo serve para caixas de som, fones de ouvido, consoles e outros apetrechos que acabam espalhados pela sala.

3 Organizadores
Conte com a ajuda de organizadores para ganhar mais espaço dentro dos armários. Seja no quarto, na cozinha ou no banheiro, eles ajudam a separar os itens e deixá-los sempre à mão. Exponha em cima de bancadas somente o que for de uso diário. O restante deve estar guardado, para evitar que fiquem empoeirados e deem a sensação de acumulação.

4. Seja criativo
Na hora da organização, olhe bem o que você tem à sua volta. Vidros, caixas e potes sem uso podem se transformar em ótimos organizadores. Potes pequenos, normalmente sem utilidade na cozinha, podem separar itens de escritório dentro das gavetas. Só não exagere na quantidade, ok?

5. Cada coisa no seu quadrado
Separar os itens por categoria ajuda na visualização das peças e, também, na economia. Saber o que se tem na cozinha, por exemplo, evita desperdícios na hora de fazer a compra do mês. No armário, separe os alimentos entre abertos e fechados, por refeições ou entre doces e salgados. Na lavanderia, os itens de limpeza de casa ficam num lugar e de lavagem de roupa, em outro. Separe as suas peças de roupa por estação do ano e também por cor para ver o que usa ou não.

6. Colecione sem acumular
Colecionar itens não é o mesmo que acumular. Seus itens de colecionador serão mais bem apreciados se estiverem agrupados e expostos de maneira coesa. Peças pequenas podem ser colocadas em quadros estilo colmeia, para ficarem protegidos do pó. No caso de livros, organize pela cor da lombada ou assunto, dispondo-os do maior para o menor. Mas lembre-se: somente títulos relevantes merecem ocupar espaço nas prateleiras.

7 Desapegue
Criar o hábito de descartar jornais e revistas antigos, doar roupas que não servem mais ou que estão há muito tempo sem uso e desapegar de itens que não tenham espaço para serem corretamente armazenados pode ser muito positivo para a organização da sua casa. Você verá como a sensação de organização aumenta sem eles por lá.

8. Menos é mais
Uma decoração caprichada não se resume a uma grande quantidade de itens. Principalmente se você mora em ambientes pequenos, priorize a máxima do menos é mais. Móveis menores oufeitos sob medida para o ambiente, e poucas peças expostas podem aumentar a sensação de organização.

9. Defina um cronograma
Definitivamente você não vai conseguir fazer uma organização completa e minuciosa dos seus itens em apenas um dia. Para facilitar a
tarefa, defina um cronograma de ações. O mesmo serve para as tarefas diárias: definir dias para lavar e passar roupa, limpar os armários, limpar vidros ou azulejos, facilitará as tarefas e não deixará que se passe muito tempo sem que elas sejam cumpridas.

10. Manutenção
A manutenção é a melhor amiga da organização. Gastar alguns minutos a mais arrumando a cama, lavando a louça após o café da manhã, guardando as louças do escorredor de pratos ou separando as meias por pares na hora de guardá-las nas gavetas, por exemplo, pode ajudá-la a economizar boas horas lá na frente. Tenha paciência.

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados