Capa

Dicas para organização da casa

Os benefícios de uma rotina semanal nos serviços de casa

Por Andrei Mendonça Carraro
16/10/2017 11:01

Todo mundo adora uma casa limpa. Mas a maioria detesta fazer faxina. Isso acontece porque, geralmente, a faxina é feita toda de uma vez, o que torna a tarefa mais exaustiva e estressante. Uma dica valiosa nessas horas é: estabeleça uma rotina semanal para as tarefas domésticas. Assim, você se dedica a isso um pouco por dia e ainda sobra energia para as outras atividades. Confira nossa dica para montar uma rotina semanal de organização das tarefas domésticas.

Segunda-feira

O primeiro dia da faxina. Comece pela sala. Limpe as janelas e vidros; aspire o pó dos sofás, poltronas e dos tapetes; tire o pó dos móveis e pequenos objetos, como por exemplo, porta-retratos e decorações em geral; limpe as persianas e as portas. Depois, troque e lave as roupas de cama mesa e banho.

Terça-feira

Hora da cozinha. Limpe a geladeira, eletrodomésticos, armários, janelas, vidros, mesa e lixeiras. Lave o piso e passe um pano nos azulejos. Depois, lave as peças de roupa.

Quarta-feira

Faxina na área de serviço, garagem e quintal. Lave as janelas, vidros, máquina de lavar (sim, a máquina de lavar também precisa de uma mãozinha), passe um pano no varal para tirar a poeira, evitando sujar suas roupas. Depois, passe as roupas de cama, mesa, banho e as outras que estiverem secas.

Quinta-feira

Chegou a hora do temido banheiro. Mas você vai ver, quando lavado em separado, o banheiro torna-se apenas mais um cômodo. Arrume e limpe os armários e as gavetas; lave o box, janela, espelhos e azulejos; limpe o vaso sanitário e, por fim, o chão e o ralo. Depois, termine de passar as roupas do dia anterior. Caso não houver, apenas relaxe.

Sexta-feira

Anime-se. Afinal, é sexta-feira! Limpe os quartos. Comece pelas janelas e vidros, tire o pó dos móveis e dos demais objetos; aspire os colchões, travesseiros e tapetes; caso houver ursinhos de pelúcia, aspire também. Depois, relaxe e curta o final de semana.

 

Paralelo a este cronograma, especialistas em organização indicam para todos os dias: varrer e passar pano em todos os cômodos, arrumar as camas, limpar pias e vasos do banheiro, lavar a louça, limpar a mesa após as refeições e, ao fim do dia, limpar o fogão e o micro-ondas.

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos que precisam de uma ajudinha com a faxina!

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados