Capa

Dicas para cuidar melhor do seu cão no calor

Saiba como ajudar seu amigo de quatro patas neste calor

Por Andrei Mendonça Carraro
18/10/2017 13:06

O verão ainda nem chegou, mas o calor já veio com tudo. Nós, seres humanos, já sofremos muito com isso. Agora imagine seu cãozinho, com aquele casaco de pelo 24h por dia. Além disso, os cães possuem um sistema de perda de calor bem mais ineficiente do que o nosso. Enquanto nós possuímos glândulas sudoríparas por todo o corpo, o que ajuda a regular melhor nossa temperatura corporal, os cães possuem apenas nas almofadas das patas. Por isso sua principal fonte de perda de calor é a evaporação, feita através do arquejamento (respiração ofegante com a língua de fora). Mas quando isso não é suficiente, eles também buscam perder calor através da condução, que é o contato com objetos mais frios. Por isso, quando está calor, você vê seu amigo de quatro patas deitado em lugares mais frescos. Confira então algumas dicas para ajudar seu cão nesse calor.

Água fresca

Isso nunca pode faltar. Deixe sempre uma tigela com água fresca para seu cãozinho. A evaporação constante da saliva, causada pelo arquejamento, pode levar à desidratação. Além disso, a água ajuda a regular a temperatura do seu amiguinho.

 

Sombra

Certifique-se de que seu cão tenha sempre um local ao abrigo do sol para ficar. Ficar muito tempo exposto ao sol pode causar insolação e queimaduras.

 

Ventiladores e Ar-condicionado

Sim! Não é só a gente que adora um ventilador ou ar-condicionado no calor. Seu cãozinho também pode usufruir dessas maravilhas tecnológicas. Se possível, permita que seu cão tenha acesso a estes ambientes.
 

Evite passeios e exercícios nas horas mais quentes

Parece óbvio, mas é bom deixar bem claro. Os passeios e exercícios devem ser feitos na parte da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas. E lembre-se: se seu cão deitar e não quiser mais se mover, não force. Isso significa que ele está muito cansado e forçá-lo a andar pode ser fatal.

 

A tosa

Atente-se sempre às características do seu cão. Em geral, cães com pelos compridos podem ser tosados para se refrescarem, mas nunca raspe no zero. Isso pode causar queimaduras do sol.

 

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos que possuem cães e ajude-os a se livrar do calor!

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Mercado Imobiliário 30/11/2017
Caixa abre negociação para quem está com as parcelas de financiamento em atraso
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Casa 07/10/2017
Dicas para evitar acidentes com as crianças em casa
Mais Recentes
Artigos Relacionados