Dicas de como economizar na obra
Vai tirar do papel a sua reforma dos sonhos e precisa de algumas dicas de como economizar na obra? Temos algumas ideias inteligentes pra te ajudar!
26/01/2023 16:14
Afinal, fazer com que o orçamento caiba dentro das necessidades e desejos é uma missão que exige muito planejamento, controle e organização para que tudo saia como esperado. Então anota aí essas dicas e alternativas econômicas que podem ser aplicadas em algumas etapas da sua reforma.
Coloque piso sobre piso
Aplicar piso sobre piso talvez seja uma das dicas mais efetivas na hora de economizar em uma reforma. O fato de não ter que quebrar o piso para a retirada do revestimento antigo traz uma grande economia de tempo e mão de obra. Quando falamos da colocação de piso sobre piso encontramos opções que podem atender diferentes gostos e orçamentos, como o piso vinílico, o laminado, o cimento queimado e o porcelanato líquido. Para que esse recurso funcione bem é necessário garantir que o piso preexistente esteja em condições e apto para a aplicação do novo revestimento aplicação do novo revestimento escolhido.
Economize com a aplicação do piso cerâmico
Prestar atenção no sentido que o piso cerâmico é assentado pode parecer um detalhe sem importância, mas, na prática, isso pode representar uma grande diferença no orçamento. Isso porque quando aplicamos o piso na diagonal é necessário fazer muitos recortes nas peças na hora de assentar no ambiente, o que consequentemente representa um maior desperdício de material e maior gasto de dinheiro. Já quando a cerâmica é aplicada seguindo o mesmo sentindo das paredes, a necessidade de recortes é reduzida e, em alguns casos, até nula, permitindo uma maior economia com a compra de revestimento e argamassa.
Aposte nos acabamentos crus
As estéticas industrial e rústica vêm ganhando cada vez mais adeptos, primeiro porque são super diferenciadas dos acabamentos mais tradicionais, mas também porque ajudam a baratear os custos do seu projeto. Isso porque, quando o acabamento é mais cru, você economiza com a etapa de finalização. Com paredes e vigas aparentes, por exemplo, você deixa de gastar com reboco e pintura.
Aposte no estilo closet para os armários
Fazer armários planejados pode acabar se tornando um projeto caro, mesmo que seja um investimento que vai perdurar por décadas. Uma alternativa para fazer armários mais baratos é apostar no estilo closet aberto. Ao fazer um closet planejado com um marceneiro, você garante a qualidade dos armários e pode optar por uma opção sem portas, o que diminui bastante o custo com material e mão de obra!
Reforme os azulejos antigos sem quebra-quebra
Essa é uma dica valiosa para quem está em busca de uma mudança simples para o banheiro, mas capaz de trazer resultados transformadores. Para pintar os azulejos existem tintas específicas voltadas a essa finalidade, mas também é possível optar pela tinta epóxi, que proporciona um ótimo acabamento.