Capa

Os benefícios do café da manhã

Entenda por que não devemos pular esta refeição

Por Andrei Mendonça Carraro
28/09/2017 15:16

Muitas pessoas já ouviram falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas poucas sabem o porquê. Então vamos lá.

Durante o sono, nosso organismo continua trabalhando, em menor intensidade, para manter as funções básicas como respiração, circulação sanguínea, batimentos cardíacos etc. E para que isso aconteça, o corpo precisa de energia. Portanto, quando acordamos, precisamos reabastecer essa energia utilizada na noite anterior.

Mas não é qualquer alimento que serve para o café da manhã. Por isso, alguns tipos devem ter prioridade:

  • Leite, iogurtes e queijos, pois são as principais fontes de cálcio, importantes para o tecido ósseo, e ricos em proteínas;
  • Cereais, pães e biscoitos, pois são ótimas fontes de carboidrato e energia. E se forem integrais, possuem mais vitaminas e melhoram o funcionamento do intestino;
  • Frutas (em suco ou in natura), pois são ricas em minerais, vitaminas e fibras, portanto, também melhoram o funcionamento do intestino.

café da manhã

Além disso, o organismo aproveita muitos mais os nutrientes durante a manhã.

Porém, os benefícios do café da manhã não dependem apenas dos alimentos que são ingeridos. Segundo médicos e nutricionistas, só o fato de se fazer o desjejum já melhora o humor, o desempenho intelectual e a atenção ao longo do dia. Além de auxiliar no desenvolvimento infantil.

Portanto, erram aqueles que pensam que podem pular essa refeição. Seja qual for o motivo. Mas erram ainda mais aquelas pessoas que deixam de tomar o café da manhã para não engordar.

Não faz sentido?
Então vamos olhar mais a fundo.

Algumas pessoas pensam que, para emagrecer, basta comer menos. Este é o erro mais comum. Isso porque, quando não se toma o café da manhã, a fome aumenta; e a pessoa acaba descontando no almoço. No fim, esta pessoa não obteve os benefícios de ingerir o café da manhã, e comeu a mesma porção de calorias caso o tivesse feito.

Portanto, quando acordar, lembre-se: tome um café da manhã reforçado e tenha um ótimo dia!

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados