Capa

Ponte histórica na Avenida dos Olimpienses

Por Rossinho
12/05/2021 15:40

A ponte histórica estava abandonada em Baguaçu, foi restaurada e instalada na Avenida dos Olimpienses, ligando a Rua Nove de Julho sobre a avenida. O trânsito de veículos e a travessia de pedestres já está liberado e a nova ponte é mais uma obra de revitalização na região mais antiga da cidade.

A Ponte histórica de ferro, veio da Inglaterra em 1914 e foi utilizada na ferrovia que atravessava de Olímpia até Nova Granada, e servia para os trens passarem sobre o Rio Cachoeirinha.

 “Consideramos essa ponte um marco histórico da nossa cidade, que foi quando Olímpia teve o maior crescimento, na época da formação dos grandes cafezais na década de 20. Nós temos aqui nas proximidades também a Estação Ferroviária, que é um testemunho dessa época da cafeicultura de Olímpia. E hoje, estamos entregando para a utilização da população do nosso município essa ponte que irá permitir a travessia da Rua Nove de Julho, inclusive atravessando a Estação, que já está pronta a rua que nós abrimos e ela seguirá atravessando toda nossa cidade, passando pelo centro comercial. É uma obra marcante para a história de Olímpia”, disse o prefeito Fernando Cunha.

Os recursos para a revitalização da Avenida dos Olimpienses e instalação da ponte vêm de uma emenda parlamentar do então deputado federal, hoje vice-governador, Rodrigo Garcia, com o apoio do deputado federal Geninho Zuliani. “Queremos agradecer ao Rodrigo Garcia e ao deputado olimpiense Geninho que conseguiram o recurso para as obras da Avenida. Fizemos economia nos recursos da emenda e com essa economia conseguimos recuperar a ponte, implantar e hoje estamos entregando para a população. Agradeço aos moradores da região que sempre torceram, apoiaram e acompanharam as melhorias que estamos fazendo aqui e em especial à nossa secretaria de Obras e à empresa que fez a obra. Vamos construir aqui nessa região uma área que vai lembrar muito a história de Olímpia”, finalizou o prefeito.

A revitalização da Avenida dos Olimpienses foi entregue oficialmente em 2018. O espaço ficou sem utilização por muito tempo e foi transformado no Centro Gastronômico, Cultural, Turístico e de Comercialização de Produtos Artesanais. O local já recebeu diversos eventos da Prefeitura de Olímpia como Dia das Crianças, Aniversário da Cidade, Cãopanheiro e Tem Arte, além de exposição de carros antigos e eventos culturais. Atualmente, devido aos cuidados com a pandemia, a avenida tem sido de fundamental importância para a vacinação contra a Covid no formato drive-thru.

 

 

Antes

 

Depois

 

Fonte:

https://www.olimpia.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/4973/ponte-historica-na-avenida-dos-olimpienses-e-liberada-para-o-transito-de-veiculos-e-pedestres

 

Conheça nosso Site:

https://imobiliariarossi.com.br/

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados