Capa

Dicas para deixar as roupas brancas de verdade

Veja como é fácil manter as peças claras e livres de manchas!

Por Daniel Costa
24/07/2017 10:58

Não use alvejantes que contenham cloro. Eles possuem o poder de tirar manchas, mas podem deixar o tecido amarelado e desgastado. Prefira os produtos oxigenados, que não possuem tantos componentes químicos quanto o cloro.

Clarear as roupas brancas não é tarefa que necessite de produtos caros e difíceis de encontrar. O bicarbonato de sódio, por exemplo, funciona como um detergente, que ajuda a eliminar manchas mais difíceis e até diluir a gordura que fica no tecido e acaba encardindo com o tempo.

O vinagre também é muito usado nesses casos, pois serve para branquear, amaciar e tirar odores das roupas. Utilize uma xícara de vinagre branco enquanto as roupas permanecem de molho na água. Deixe o produto agir por mais ou menos uma hora e depois lave normalmente.

Mais um excelente alvejante natural é o sol! Ensaboar a peça com sabão neutro ou sabão de coco e colocar ao sol é tiro e queda. O único problema é que isso não pode ser feito com frequência, pois a luz solar pode danificar as fibras do tecido.

A água normalmente é usada quente ou morna, pois facilita o trabalho do sabão e do bicarbonato amolecendo as fibras do tecido e fazendo com que a sujeira se solte mais facilmente.

Para lavar as roupas brancas na máquina, pense o seguinte: para cada cinco litros de água na máquina, coloque um copo de álcool, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e a medida usual de sabão. Fórmula infalível!

Evite colocar muito amaciante e sempre enxágue muito bem. Os resíduos do produto podem deixar manchas.

Coloque as peças para secar pelo avesso. Isso evita que os varais ou alguma sujeira do ar acabem manchando o tecido.

Leia a etiqueta das peças de roupas. Ela traz símbolos que se referem aos métodos de lavagem, temperatura da água, forma de secagem permitidos, bem como se podem ser passadas a ferro e o limite máximo de aquecimento.

Lave-as com sabão alcalino e água fria. Depois, enxágue bem para tirar os resíduos: isso evita os sinais amarelados.

Pingos de molho, vinho ou outros alimentos? Limpe com uma mistura de água morna com alvejante. Mas faça isso só em peças de algodão. Tecidos delicados, como seda, viscose ou linho devem ir à lavanderia.

Guarde as roupas brancas em sacos de TNT, mantendo-as longe do pó e da luz, que podem danificá-las. Em sacos plásticos elas podem mofar.

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Mercado Imobiliário 30/11/2017
Caixa abre negociação para quem está com as parcelas de financiamento em atraso
Casa 07/10/2017
Dicas para evitar acidentes com as crianças em casa
Mercado Imobiliário 11/08/2017
Financiamento da casa própria: Encontrando a melhor opção
Mais Recentes
Artigos Relacionados