Capa

Acessibilidade

A sua casa pode ser mais funcional

Por João Vinicius Romeira Peres
10/07/2019 11:44

A comodidade vista pela automação residencial tem ganhado um novo rumo. O avanço tecnológico traz inúmeros benefícios aos usuários e, principalmente, para aqueles que necessitam de maior acessibilidade.

Este é o caso dos deficientes físicos que cada vez mais vem se beneficiando com a tecnologia, dentro e fora de casa. Porém, nem sempre as casas à venda contam com sistemas de automação que facilitam a vida dos seus moradores.
Mas afinal, como melhorar as condições de acessibilidade para os deficientes físicos dentro de suas casas? Vamos trazer para você um apanhado geral de como funciona um sistema de automação residencial para dar maiores condições para os deficientes realizarem tarefas simples dentro de casa, tudo através de um aplicativo, ao toque das mãos.

 

Realizar tarefas diárias por aplicativo

Dar acessibilidade para os deficientes físicos dentro de suas casas é um avanço tecnológico que ganha espaço no planejamento dos ambientes. Mas o grande vilão ainda está na falta de informação sobre o assunto, poucas pessoas sabem como fazer para tornar o ambiente mais inclusivo.

É preciso pensar cada ambiente de acordo com a necessidade da pessoa que irá morar na casa, no caso de um portador de deficiência, o espaço precisa ser planejado para que se aproveite melhor e dê mais mobilidade para o morador.

Realizar tarefas simples como acender a luz, ligar e desligar televisores, eletrodomésticos, tudo pode ser feito através de um aplicativo, o que simplifica e muito a vida do deficiente, ao menos quando esta no conforto do seu lar.

A busca é pela versatilidade, a realização do maior número de funções com o menor esforço do morador. Dentre as ferramentas que estão disponíveis atualmente, algumas de fato mudam a rotina. Vamos conhecer algumas delas?

 

Controle de iluminação

Esta é uma das ferramentas automatizadas mais úteis dentro de uma casa hoje em dia. Já são várias as opções para este sistema que estão disponíveis no mercado. Em um sistema fixo todas as luzes da casa podem ser controladas, através de um controle remoto ou por um aplicativo instalado no seu smartphone.

Outro sistema que chama bastante atenção é através de sensores inteligentes que detectam o movimento, acendendo ou apagando as luzes de forma automática, sem que o morador precise encostar no interruptor.

 

Automatização das portas

Esta opção já é bastante conhecida na área comercial. Já que em shoppings ou lojas as portas abrem quando são ativadas por sensores de movimento. Porém, na área residencial, elas podem ser acionadas através de dispositivos portáteis, que além de abrir e fechar as portas, mantém elas abertas por um determinado período e ainda permitem trancar as portas sem a presença do morador, tudo monitorado e conferido através das câmeras.

 

Janelas automáticas

As janelas e persianas podem ser controladas de forma remota para evitar esforços para os deficientes no dia a dia. O controle das janelas pode ser feito através de um aplicativo que geralmente está integrado ao controle da iluminação, tudo ao alcance das mãos das pessoas.

 

Cozinha com acessibilidade

Este pode ser considerado o maior ou um dos maiores obstáculos para um deficiente físico dentro de uma casa. Por exemplo, quando você chega em casas em condomínio fechado, normalmente as cozinhas são espaçosas, mas os móveis e eletrodomésticos são dispostos no meio do cômodo, o que dificulta a vida dos deficientes.

Outra situação que inviabiliza a vida dos deficientes físicos e até idosos em uma cozinha é pegar os utensílios necessários que normalmente ficam em armários suspensos, fora do fácil alcance.

Alguns sistemas automatizados podem movimentar os armários para aproximar os produtos, em alturas mais baixas, para evitar transtornos na hora de cozinhar. Todos os utensílios podem estar programados para chegar as mãos em apenas um toque. E um segundo toque pode colocar tudo na sua posição original.

O sistema funcionada através de aplicativos e aparelhos controladores que podem ser fixados na parede ou então portáteis para aumentar ainda mais a mobilidade do usuário, que não precisará mais de auxílio, uma vez que tudo pode ser alcançado.

A tecnologia vem se aliando a necessidade das pessoas e basta apenas planejar e procurar os sistemas adequados para cada tipo de dificuldade do usuário.

 

As smart homes

Este é um conceito que está ganhando bastante espaço na automação. É a inclusão de pequenas casas à venda que funcionam com sistemas de fácil mobilidade gerando maior acessibilidade aos seus moradores que são portadores de deficiências.

A busca desses novos espaços é para projetar casas inteligentes para pessoas com mobilidade reduzida, para proporcionar bem-estar e que elas sejam cada vez mais autônomas dentro de seus lares.

As soluções na área da saúde e bem-estar tem ganhado cada vez mais adeptos. E com isso a tecnologia vem avançando e surpreendendo aqueles que necessitam desta ajuda. Mas nesse quesito não se enquadram somente os portadores de deficiência, os idosos também estão planejando suas casas dentro desses conceitos, já que com o passar dos anos sua mobilidade fica cada vez mais reduzida.

 

Acessibilidade para deficientes e idosos

Os nichos de mercado acabaram se fundindo e o conceito tem atingido todas as pessoas. Cerca de 17% dos projetos de casas inteligentes são realizados para os idosos, com o intuito de evitar acidentes e ganhar mais mobilidade em suas casas.

Para os deficientes os números são crescentes a cada ano e, a tecnologia não tem abandonado, vem melhorando para dar mais mobilidade e acessibilidade para permitir que as pessoas vivam cada vez melhor dentro de suas casas. Hoje não somente os banheiros são adaptados, mas todos os cômodos da casa. Basta procurar no site de anúncio de imóveis que em alguns deles a oferta já mostra a comodidade adaptadas das casas.

 

Gostou deste artigo? Então que tal compartilhar este post com os seus amigos para que todos saibam o quanto podem automatizar suas casas e melhorar a qualidade de vida. Seja para deficientes físicos ou idosos, os sistemas automatizados ajudam a melhorar a qualidade de vida em apenas um toque, ao alcance das mãos.

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados