Capa

5 dicas para economizar em casa

Por Andrei Mendonça Carraro
11/11/2017 09:31

Todo mundo adora economizar, porém, não se pode economizar em tudo. Há que se encontrar um equilíbrio entre economia e qualidade de vida. Por isso, separamos dicas de economia doméstica que, além de fazer você poupar um dinheirinho, irá interferir pouco ou nada no seu estilo de vida. Confira!

1. Identifique os gastos familiares

Uma das principais dicas de economia doméstica é conhecer o total da renda e dos gastos da sua casa. Identifique todo o dinheiro que entra (quantas pessoas contribuem com as despesas da casa mensalmente) e mapeie todas as despesas mensais.

O mais importante aqui é identificar onde os recursos financeiros da família estão sendo gastos e, assim, mudar os hábitos de consumo se achar necessário.

2. Sempre faça uma lista antes de ir ao supermercado

Para não ir ao supermercado e voltar para casa com a sensação de que gastou mais do que devia e não comprou tudo o que realmente precisava (quem nunca?), faça uma lista antes de sair. Coloque no papel todos os itens que estão faltando em casa e se atenha a esta lista, resistindo aos apelos das crianças. Se puder, deixe-as em casa e leve algo que elas iriam gostar. Dessa forma, elas não ficam chateadas, e você acaba economizando tempo, fazendo elas desistirem da ideia de levar tudo que veem pela frente, e dinheiro, pois levaria apenas o que cabe no orçamento.

3. Economize energia

A conta de luz é o calcanhar de Aquiles do orçamento de muitas famílias. Uma ótima dica para não gastar tanto com a conta de luz é trocar todas as lâmpadas da casa por modelos fluorescentes que, apesar de custarem um pouco mais, valem a pena pela economia a longo prazo. Uma lâmpada incandescente de 40W, por exemplo, pode ser substituída sem problemas por uma fluorescente de 15W. Só por essa troca você já economiza mais de 50% na conta de luz. Há também as lâmpadas de LED, um pouco mais caras, mas ainda mais eficientes do que as fluorescentes.

Mudar alguns hábitos também é importante. Sempre que sair de um cômodo, apague a luz e recomende que todos da casa façam o mesmo. Outra dica é aproveitar ao máximo a luz natural: abra todas as janelas e cortinas durante o dia e, caso for mexer no telhado, coloque algumas telhas de vidro, isso aumenta a claridade durante o dia.

4. Prefira medicamentos genéricos

Os medicamentos genéricos passam por testes e têm o mesmo efeito dos remédios de marca. Uma das nossas dicas de economia doméstica é não se apegar ao nome dos medicamentos, mas, sim, à fórmula. Sempre que for até a farmácia com uma receita médica, pergunte ao farmacêutico se ele tem a opção genérica com o mesmo princípio ativo.

O Procon calcula que os medicamentos genéricos são, em média, 48% mais baratos do que os originais.

5. Compare preços

Não dá mais para sair de casa para comprar algo sem pesquisar o preço antes pela internet. Se você não é adepto das compras online, use a web pelo menos como fonte de informação e de barganha na hora de fechar a compra. Os preços variam muito de site para site e loja para loja, por isso, saber esses números pode ajudar muito a conseguir descontos mesmo nas lojas físicas.

Existem sites especializados na comparação de preços, como Zoom e Bondfaro. Eles chegam até a mostrar a evolução dos preços nas últimas semanas para que você saiba se é um bom momento para comprar aquele produto ou não.

E aí, gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos que precisam economizar e não sabem por onde começar!

 

 

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Mercado Imobiliário 30/11/2017
Caixa abre negociação para quem está com as parcelas de financiamento em atraso
Casa 07/10/2017
Dicas para evitar acidentes com as crianças em casa
Mercado Imobiliário 11/08/2017
Financiamento da casa própria: Encontrando a melhor opção
Mais Recentes
Artigos Relacionados