Capa

Novidades tecnológicas

Impressora 3D pode construir sua casa em um dia

Por Daniel Costa
31/01/2019 16:55

NOVIDADES

Novidades tecnológicas: impressora 3D pode construir sua casa em um dia

Conheça todas as técnicas de impressão 3D que podem ajudar na sua casa!

Crédito da imagem: pxhere.com

A construção e a decoração da casa devem ser feita junto com todos os moradores, afinal tem que agradar todo mundo para que seja um momento agradável e que não gere discussões entre a família. Mas todo mundo sabe que os projetos de reforma demandam tempo e na maioria das vezes são finalizadas depois do prazo previsto.

Com o passar dos anos muitas técnicas começaram a ser implantadas nas casas em Curitiba, ajudando assim a melhorar o resultado final do serviço. Mas, não é possível falar em mudanças significativas e não mencionar as novidades tecnológicas que estão dominando o mundo, tais como impressora 3D.

O mercado imobiliário garante que está impressionante tecnologia pode construir sua casa em apenas um dia. Mas, o que é impressora 3D? Realmente funciona e deixa tudo em perfeita harmonia? Calma, todas essas dúvidas serão respondidas ao longo do artigo. Continue lendo e confira todos os detalhes, se encante junto com a gente!

O que é impressora 3D?

Antes de entender como a impressora 3D pode ajudar na decoração e construção da sua casa ou apartamento, é necessário conferir como ela funciona e os cuidados que não podem faltar. Por isso, separamos um tempinho para mostrar para você todos os detalhes e pontos positivos e negativos desta técnica.

Para aquelas pessoas que não sabem, a impressão 3D permite que sejam criados objetos físicos com base em um modelo digital. Mas vale lembrar que existem vários métodos que podem ser utilizados, entre eles:

  • Extrusão;
  • Estereolitografia;
  • DLP;
  • Síntese a laser;
  • SLS.

Agora vamos entender qual tecnologia deve ser aplicada em cada situação para garantir bons resultados. O método de extrusão, conhecido como FDM, é um dos mais comuns e utilizados no setor. Para está técnica é necessário um extrusor que libere camadas subsequentes de um material plástico aquecido. Apesar de ser um procedimento limitado, com poucos detalhes e mais demorado que os outros métodos, o FDM possui preços mais acessíveis e um ótimo desempenho para peças robustas.

Para o método de impressão estereolitografia, é utilizado um laser de alta precisão para poder assim endurecer uma resina sensível à luz. Na maioria das vezes, este procedimento acaba gerando objetos que precisam de acabamento especial. A impressão direta por luz é bastante parecida com o método que foi mencionado anteriormente, entretanto neste tópico é utilizada outra fonte de luz que não é o laser para poder endurecer o material.

Na síntese a laser é utilizada uma cabeça de impressão a laser que tem como objetivo endurecer um material em pó, dentro de uma câmera vedada. Neste caso existe uma dificuldade que não é vista nos métodos anteriores, uma vez que é preciso que seja utilizada uma câmera vedada para garantir a qualidade do objeto que está sendo desenvolvido.

Casas feitas por impressoras 3D

A procura da casa perfeita e que esteja pronta é um curto período de tempo é o sonho de muitas pessoas, por isso ao pesquisar em portal de imóveis as exigências tendem a aumentam e se tornam cada vez mais nítidas no momento da escolha. O processo de impressão 3D pode construir a sua casa em apenas um dia, muitas técnicas são aplicadas para que isso seja possível.

A impressão é muito similar a de objetos simples e que são feitos em escala pequena, sendo assim deve ser impressa uma camada por vez com materiais mais resistentes Para saber a medida da altura e largura do imóvel é necessária uma estrutura metálica que consegue funcionar de forma autônoma todas as vezes que as instruções de impressão são acionadas.

Com o passar dos anos é fundamental que está técnica seja aperfeiçoada para garantir que mais moradias consigam ser feitas em pouco tempo. Para isso, é preciso acompanhar todas as tendências do setor imobiliário no Brasil e no mundo. Além disso, deve ser calculado o preço da impressão 3D para saber se é uma opção viável para o momento. Monte uma lista com todos os pontos positivos e negativos e compare junto com o valor e o prazo de entrega, em muitos casos pode acabar compensando, principalmente quando não é possível ficar esperando mais um ou dois meses pela entrega das chaves. Fique de olho em todos os detalhes!

Como pode ser aplicada na decoração da casa?

Após ter entendido todos os detalhes da impressão em 3D e como ela pode ajudar na construção da casa, é hora de conferir como ela pode ser utilizada na decoração dos imóveis em Curitiba. Atualmente, é uma técnica muito aplicada na decoração de interiores para criar ambientes exclusivos e do jeito que os moradores gostam.

É possível criar diversos utensílios domésticos para compor a cozinha, a sala ou os quartos de forma rápida e sem ter problemas. É indicado que sejam escolhidas as cores com cuidado e prestando atenção no restante do cômodo, não queira mudar completamente a linha. Procure seguir sempre a mesma paleta de cores, isso é fundamental para evitar decepções no final do projeto. Deixe a imaginação tomar conta e não tenha medo de errar!

Consultar profissionais experientes na área também pode ser muito importante, uma vez que eles poderão passar todas as orientações necessárias para o seu projeto. Se for possível, converse com familiares e amigos que já tenham optado por está técnica de impressão 3D, certamente eles irão contar detalhadamente todas as experiências pessoais que tiveram no decorrer da reforma, sejam elas positivas ou negativas. O importante é prestar atenção em tudo para não cometer os mesmos erros e demorar mais que o previsto no início.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e saiba tudo sobre as novidades tecnológicas e como elas podem ajudar na decoração da sua casa, deixe tudo em perfeita harmonia para receber visitas. Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitas pessoas que estão em busca de técnicas inovadoras para o seu imóvel!

 

 

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados